Entenda a diferença entre design e layout

Design e Layout fazem toda a diferença na estrutura e destaque de um site ou produto. São responsáveis por cada detalhe, até mesmo os que passam despercebidos aos nossos olhos. Suas funções são confundidas pelos leigos, mas isso não é mais um problema. No post de hoje, vamos falar sobre a diferente entre design e layout e suas funções.

Design

O design é essencial para destacar um site ou produto na “prateleira” do Google, deixando o mais tangível possível. Por meio dele, a empresa consegue transmitir os valores e sentimentos em apenas um click. As Havaianas, são um ótimo exemplo de design de produto que deu certo. Não deformavam, não tinham cheiro, não soltavam as tiras e ofereciam comodidade aos clientes. Isso fez com que a imagem e as vendas do produto brasileiro descem um salto, o que tornou as Havaianas um dos produtos mais populares do mundo.

No caso de sites de empresas e lojas virtuais, a função do design é basicamente a mesma, porém, é preciso trabalhar mais com a emoção dos clientes. Para isso, podem ser utilizados logotipos, cartazes, cartões de visita, papeis timbrados, outdoors e demais matérias de papelaria.

Layout 

O layout, por sua vez, é o esboço de um site, o desenho da estrutura, que depende da criatividade e do conteúdo que irá conter esse endereço virtual. Detalhes como menus bem posicionados, informações sobre os produtos bem distribuídas e fáceis de encontrar, imagens, vídeos, e botões ao alcance do usuário tornam a experiência de navegação eficiente, divertida e podem fazer a diferença no fechamento de uma venda e, posteriormente, na volta do cliente à loja.

Resultado final 

A identidade visual cria um elo de comunicação com o internauta, pois os elementos presentes na página dialogam diretamente com ele, atraindo-o e proporcionando interação Para isso, é fundamental ter em mente que o design e layout da página devem ser construídos baseado no conteúdo planejado. E preocupar-se com o encaixe das informações no layout combinando-o com design cria uma nova vertente teórica denominada User Experience ou simplesmente UX.

 

 

 

Deixe uma resposta