Criação de um site. Devo investir em um site funcional ou institucional?

Apesar do grande número de sites espalhados por todo o mundo, muitas pessoas não sabem o que exatamente é esta ferramenta. Outras ficam em dúvida sobre a diferença entre site funcional X institucional. Se você é uma dessas pessoas, esse post é para você!

A criação ou desenvolvimento de um site, basicamente é, disponibilizar conteúdo por meio da digitação de um endereço de internet em um navegador. De um modo mais simples, ele é o endereço virtual da sua empresa ou negócio nas plataformas digitais, que possibilita  uma comunicação mais próxima com o cliente sobre os produtos, serviços e diferenciais oferecidos pelo seu negócio.

Possuir um site na internet é como ter uma vitrine aberta 24 horas por dia durante os 365 dias do ano, onde é possível expor diversos itens e aumentar as vendas. Entretanto, é preciso fazer o uso correto das ferramentas disponíveis na web para ter sucesso na captação de novos clientes e fidelização dos antigos. Em casos como esse, um site funcional pode ser aquela solução que os empresários buscam há tempos.

Site funcional 

A criação ou desenvolvimento de um site funcional tem como objetivo, atender a necessidade do profissional ou empresa, mostrando seus produtos, sua agenda, seus horários, além de trabalhar em conjunto com outras plataformas digitais, como e-mail, gmail, google e redes sociais.  A grande diferença de um site funcional é que ele não possui um modelo a ser seguido como o site institucional. Deste modo, se você deseja investir em algo moderno, que oferece mais autonomia de trabalho e resultados em pouco tempo, o site funcional é o mais indicado.

Levando em consideração a exigência dos consumidores, os sites funcionais definem a finalidade do endereço virtual e planejam a arquitetura do site, colocando em evidência os elementos que merecem destaque. Além de utilizar técnicas do SEO, – Search Engine Optimization, que facilita os mecanismos de busca, pois trabalha o com palavras-chave selecionadas, fazendo-o ficar melhor posicionado nos resultados orgânicos, desde projetos, conteúdos até os resultados, para garantir o aperfeiçoamento da página de acordo com o objetivo inicial proposto. Ao optar por um site funcional, os profissionais têm à disposição um direcionamento de como se relacionar com os clientes, ofertar produtos e abastecer o canal de comunicação com informações relevantes. O melhor de tudo, é que ter um site é mais barato, flexível e duradouro do que as outras formas tradicionais de publicidade.

Uma pesquisa realizada pelo google, revelou que 62% dos consumidores buscam informações na internet antes de efetuar uma compra ou prestação de serviço. Sites de busca e redes sociais são os principais meios utilizados. E com o aumento da interatividade, segurança e velocidade, aliado à redução dos preços cobrados pelo acesso à rede, a Internet deixou de ser um mero instrumento de pesquisa para tornar-se uma ferramenta de marketing e vendas muito poderosa.

Afinal, o que é um site institucional? 

A criação ou desenvolvimento de um site institucional nada mais é, que um intermediário entre a empresa e o público em geral. A principal função desse mecanismo é informar sobre as ações realizadas, missão, valores e trajetória da empresa. O site institucional atua como uma espécie de “prestação de contas”, o que reforça a credibilidade do negócio. Ele também pode ser utilizado para expor produtos, mas possui restrições. Pois, como dito anteriormente, ele atua como um “prestador de contas” e não como uma “vitrine de produtos”.

O site institucional costuma ser chamado de “rosto da empresa” pelos especialistas no assunto. É exatamente isso que o diferencia do site funcional, que atua como o  “corpo da empresa”, digamos assim. Levando isso em consideração, podemos dizer que os sites institucionais são mais indicados para empresas, que não precisam expor seus produtos, como é o caso de multinacionais, empresas governamentais, que geralmente seguem um padrão totalmente diferente dos outros tipos de negócios.

Qual é o melhor tipo de site para sua empresa?

Deixe uma resposta